O que é incerteza? Já falamos sobre o conceito de medição no post Calibração e medição, conceitos. Mas antes de trazer uma abordagem sobre incerteza, iremos falar um pouquinho sobre graus de liberdade.
O grau de liberdade é identificado pela letra grega(nü). Sendo assim, consideramos para o cálculo do grau de liberdade o número de leituras (N). Também é considerado o número de dimensões. Geralmente, para medidas simples (com apenas 1 dimensão) utilizamos a fórmula:
Incerteza
A incerteza é o quanto podemos estar errados em relação a média feita com infinitas leituras. Dada, então, uma média de N leituras e uma média de infinitas leituras, a incerteza é o quão distante se está da média real.
Para explicar melhor, vamos pensar numa medição a qual foram feitas em três leituras. Desta forma, a média destas três leituras terá um bom resultado. Porém se tirarmos a média de 5 leituras a média será melhor. Da mesma forma, se calcularmos a média de 100 leituras será ainda melhor e mais próximo da média real.
Tendo isso em mente, quanto mais leituras fizer, mais próximo da média real estará o meu resultado. Sendo assim, quanto mais leituras menor será a incerteza da média.
Acredito que já deu para entender conceito básico de incerteza. Mas este assunto não encerra por aqui. Ainda tem muito conceito atrelado à incerteza de medição.
Uma ferramenta que ajuda e muito para efetuar estes cálculos, é um software de calibração e metrologia. Com ela você poderá atender às normas exigidas no mercado. Isto sem falar na qualidade e praticidade fundamentais para serviços de calibração e metrologia.
Para ver o post sobre conceitos de medição clique aqui: Calibração, conceitos de medição.