A pressão é a força por unidade de área sobre uma determinada superfície.
Neste caso temos diversas unidades de medição relacionadas à pressão:
mmHg – milimetros de mercúrio
mH2O – metros de água
psi – libras por polegada quadrada
bar – bar
mbar – milibar
Termos
Dentro do conceito de pressão existem alguns termos relacionados:
- Pressão absoluta que é a pressão positiva a partir do vácuo completo.
- Pressão manométrica ou relativa é a diferença entre a pressão medida e a pressão atmosférica.
- Pressão diferencial é a diferença entre duas medidas de pressão, considerando que nenhuma delas é a pressão atmosférica.
A pressão atmosférica pode ser utilizada para medir grandezas de vazão ou nível, entre outras.
Também pode ser denominada por pressão barométrica. Ela corresponde á força por unidade de área exercida pela atmosfera da Terra. Pode-se medi-la com os instrumentos barômetros.
Já os manômetros e vacuômetros são utilizados para medir pressão acima (manômetros) e abaixo (vacuômetros) da pressão atmosférica local.
Tipos de barômetros
Barômetro de mercúrio
Utiliza o mercúrio como líquido, por ter uma grande massa. Possuem uma coluna de medida, onde o líquido sobe de acordo com a pressão do ambiente.
Barômetro metálico
Estes não possuem coluna barométrica. Têm precisão menor. Dentre estes existem os barômetros aneróide (com gauge e isento de pressão internamente) e de Vidi (com ponteiro, mola e caixa metálica de vácuo).
Manômetros
Existem basicamente, os seguintes tipos de manômetros para medição de pressão:
Manômetro de peso morto
Tem uma ótima precisão. muito utilizado para medição de outros medidores de pressão. Obtem-se a pressão em colocar massas padrões sobre um êmbolo de área conhecida.
Manômetro de coluna líquida
Este tipo de instrumento está em desuso. Isso porque o líquido a ser utilzado precisa ser mais denso do que a água, por exemplo, o mercúrio metálico. Este líquido pode vazar em sua tubulação causando contaminação.
A vantagem deste insturmento é que não necessitam de calibração.
manômetro por deformação elástica
Mais conhecidos como manômetros mecânicos. Nesta categoria temos o Manômetro de Bourdon, consegue medir a pressão devido a deformação causada pela pressão do fluído.
Outros tipos: manômetro de pistão com mola, onde o movimento do êmbolo é passado para um ponteiro sobre a escala. manômetro tipo fole, quanto menor a pressão em relação a pressão externa o fole retorna à condição de repouso. Isso pode acontecer pela própria elasticidade do fole ou por ação da mola auxiliar.
Manômetro-transdutores de pressão
Estes convertem as medidas de pressão em grandezas elétricas. Dentro deste grupo existem os transdutores de pressão por deformação, potencimétricos, capacitivos ou piezoelétricos.
Calibração de manômetros
O manômetro, durante a calibração, é ligado a uma câmara cheia de fluido. A pressão é elevada através de uma bomba ou pistão manual. A pressão vai aumentando aos poucos. A medida do instrumento é igualada ao peso suportado pelo pistão e divido por sua área.
Para emissão de certificado de calibração, são exigidos diversos cálculos que devem seguir normas. O software de calibração pode ajudar a tornar mais práticas estas exigências.