O que você pensa quando ouve a palavra medir? Trenas ou réguas? Mas além dos instrumentos que medem comprimento, existem, por exemplo, os instrumentos de pressão e temperatura. Na verdade existem diversas grandezas ou unidades de medição envolvidas. Milímetro, metro, polegada, ampere, temperatura, pressão, etc. Então os instrumentos de medição podem variar. Mas depende da grandeza do que você deseja medir.
Tudo o que você mede em um instrumento é chamado de mensurando. Em paralelo, existe uma série de erros em relação à ação da medição. Assim, estes erros envolvidos estão relacionados a operação de medição. Os erros também podem ter influência do local. Um exemplo é a própria temperatura do ambiente ou pressão do ar.
Você já viu algumas influências, certo? Agora vamos separá-las em dois grupos:
- Desconhecidas;
- Conhecidas (incerteza e erro).
As influências desconhecidas são encontratadas por métodos de estatística. Já as influências conhecidas são agrupadas ao erro através de métodos matemáticos.
Valor médio
Para melhorar a medição você precisa medir mais de uma vez. E assim, você terá uma médias das medidas. Neste caso, você pode utilizar de 3 até quantas leituras forem necessárias. Na fórmula acima a quantidade de leituras utilizadas numa medição é identificada pela letra N.
A média nada mais é do que a soma das leituras dividido pela quantidade de leituras realizadas.
Nos próximos posts falaremos sobre os conceitos de medição. Para que você conheça estes conceitos, que são fundamentais. Quando você conhece bem os conceitos de calibração e medição fica fácil utilizar o software de calibração. Assim, você garante a qualidade desejada e atendimento às normas técnicas.