Press "Enter" to skip to content

O que é SCADA?

SCADA é a sigla, em inglês, que significa: “Supervisory Control and Data Acquisition”. É um sistema de controle de supervisão e aquisição de dados.

Figura 1: SCADA – Controle de Supervisão e Atualização de Dados

SCADA é um software, ou sistema, na automação industrial, utilizado para aquisição de dados, gerenciamento e controle de processos, geração de relatórios estatísticos. Assim os processos fazem comunicação com diversos aparelhos em tempo real. Neste contexto, geralmente são utilizados aparelhos denominados CLP (Controlador Lógico Programável) ou de igual modo conhecido como PLC (Programable Logic Controller).

Figura 2: CLPs conectados ao sistema SCADA

Em síntese, o sistema SCADA reúne todas as informações trazidas dos aparelhos que podem estar distribuídos pela fábrica, casa ou edifício. Desta forma os dados armazenados são utilizados para geração de relatórios para estatística, gerenciamento de projetos industriais, ou controle de qualidade. Falando em disposição de estrutura, o sistema poderá estar distribuído pela rede. Outra possibilidade é customização via IHM (interface homem-máquina) e sua utilização é programada de acordo com sua aplicação.

Sobre o hardware, cada aparelho tem um protocolo de comunicação que irá definir o driver que será utilizado no sistema SCADA. As aplicações específicas, de igual forma, podem ser customizadas via script (programação). Porém nem todos os sistemas scada têm flexibilidade para qualquer aparelho de comunicação. Um exemplo de software SCADA, que tem flexibilidade aos drivers é o supervisório LAquis.

Tipos de comunicação 

Dentre os tipos de comunicação mais utilizados estão:

  • serial RS-232

É uma das opções mais econômicas, mas são aplicadas para curtas distâncias. Utiliza cabo de 4 a 6 fios com conector DB9. Tem capacidade para apenas um equipamento.


  • serial RS-485

Outra opção mais econômica. O cabo tem apenas 2 fios, utilizado geralmente em indústrias. A distância pode ser de até 1Km e pode ser conectado à diversos equipamentos na mesma ligação. Opcionalmente pode ser blindado de ruídos elétricos.


  • ethernet

Esta sim é a opção mais cara, por outro lado é a mais rápida que as citadas anteriormente. Utiliza cabo de rede RJ45. Tem capacidade para vários equipamentos, roteadores e Wifi.