Supervisório LAquis

Supervisório

Supervisório LAquisSupervisório LAquis 4.1
Software Supervis√≥rio para Controle e Aquisição de Dados (SCADA)

Ferramenta e linguagem para aquisição de dados, supervisão de processos, automação industrial, armazenamento e geração de relatórios. Supervisório com opção de interface 3D e WEB.

Download (Baixar) - Supervisório LAquis 4.1 (Assistir tutorial)

O que é um supervisório? Supervisório é um tipo software para supervisão e controle e aquisição de dados (em inglês SCADA - Supervisory Control and Data Acquisition). O supervisório LAquis compreende desde a interface, geração de relatórios até desenvolvimento de aplicativos específicos.

Os sistemas supervis√≥rios SCADA re√ļnem e controlam os dados dos mais diversos equipamentos espalhados pela pela ind√ļstria em tempo real. Dispositivos utilizados geralmente na automa√ß√£o industrial. Depois, atrav√©s das informa√ß√Ķes hist√≥ricas armazenadas, os supervis√≥rios geram relat√≥rios estat√≠sticos para otimiza√ß√£o de processos e controle de qualidade. Os sistemas supervisórios permitem acompanhar as informa√ß√Ķes dos equipamentos na ind√ļstria em tempo real e gerar relat√≥rios estat√≠sticos permitem melhorar o gerenciamento da automa√ß√£o na ind√ļstria, otimizar a produ√ß√£o e simplificar o processo dos usu√°rios. Equipamentos utilizados na comunica√ß√£o com o sistema supervis√≥rio geralmente s√£o CLPs (ou PLC em ingl√™s). Cada CLP possui uma lista de vari√°veis de entrada e sa√≠da para controlar o processo e a automa√ß√£o. O sistema supervis√≥rio pode ler e controlar estas vari√°veis de acordo com a necessidade. A comunica√ß√£o do sistema supervis√≥rio aos os equipamentos na automa√ß√£o √© feita atrav√©s de drivers que interpretam as informa√ß√Ķes de acordo com cada protocolo. O meio de comunica√ß√£o pode ser RS232, RS485, ethernet, wireless, etc... Um dos protocolos utilizados √© o MODBUS RTU/TCP. Os supervis√≥rios tamb√©m podem ser dotados de uma tela para o usu√°rio ou IHM (interface homem m√°quina). Nesta IHM nos supervisórios, objetos visuais monitoram e controlam as informa√ß√Ķes dos equipamentos. Mostradores, gauges, gr√°ficos, leds, figuras, anima√ß√Ķes, entradas de dados, etc... Os dados no sistema podem ser armazenados num banco de dados hist√≥rico. Este banco de dados pode conter diversas tabelas onde as informa√ß√Ķes do processo s√£o administradas. Atrav√©s destes dados gravados pelos supervisórios, relat√≥rios podem ser gerados pelo sistema. Estes relat√≥rios podem conter tabelas, gr√°ficos e c√°lculos. Cada formato pode ser personalizado de acordo com a norma ou controle de qualidade. Em aplica√ß√Ķes espec√≠ficas o supervis√≥rio possui uma linguagem script. Esta linguagem permite ao supervis√≥rio customizar a√ß√Ķes na automa√ß√£o industrial de acordo com cada processo. Os dados do sistema supervis√≥rio tamb√©m podem ser distribu√≠dos via rede a partir de um servidor a ser acompanhado por outros clientes.

Aplica√ß√Ķes b√°sicas: Indique, na planilha de tags (pontos de entrada e sa√≠da),equipamentos, endere√ßos, vari√°veis, propriedades, dados de entrada e sa√≠da, arquivos, etc.... O software supervisório estar√° pronto para ler ou controlar valores e, a partir dos dados armazenados, gerar relat√≥rios personalizados de acordo com as necessidades da automa√ß√£o. Acompanhamento, armazenamento, hist√≥rico, acesso ao hardware, gera√ß√£o de relat√≥rios das leituras, acompanhamento em rede, etc... s√£o alguns dos recursos b√°sicos deste software supervisório.

Cada vari√°vel, "tag", ponto de leitura ou escrita no sistema supervis√≥rio pode conter quantas propriedades forem necess√°rias. Da mesma forma os arquivos na grava√ß√£o dos dados tamb√©m s√£o flex√≠veis, seus campos podem ser definidos pelo usu√°rio no sistema supervisório.

Relat√≥rios: O supervisório LAquis tamb√©m possui recursos especiais de gera√ß√£o de relat√≥rios. Al√©m dos modelos j√° existentes no sistema, √© poss√≠vel desenvolver desde relat√≥rios simples at√© estat√≠sticas voltadas a automa√ß√£o, inspe√ß√£o e controle de qualidade. As entradas e sa√≠das de informa√ß√£o s√£o flex√≠veis no sistema supervisório. Atrav√©s de planilhas visuais, gr√°ficos e da linguagem script, personalize relat√≥rios de acordo com as necessidades da aplica√ß√£o da automa√ß√£o industrial.

Aplica√ß√Ķes avan√ßadas: O software supervisório LAquis oferece a possibilidade de se programar atrav√©s de uma linguagem visual estruturada para supervis√£o e automa√ß√£o industrial. Utilize controles visuais para personalizar o sistema. Programe a√ß√Ķes e eventos atrav√©s desta linguagem.

Interface WEB: Acompanhe o supervisório via Internet/Intranet/WEB.


Os drivers de comunica√ß√£o podem ser desenvolvidos no pr√≥prio software supervisório LAquis. O LAquis possui uma linguagem voltada para este tipo de desenvolvimento (ldriver). Al√©m disso √© poss√≠vel criar drivers para o sistema atrav√©s de scripts ou DLLs. O software supervisório LAquis tamb√©m possui suporte para receber os tags via OPC. (A demonstra√ß√£o abaixo possui alguns drivers inclu√≠dos - exemplo MODBUS.ldriver)

Supervisório LAquis 3D: Desenhe a planta e defina os controles. Automaticamente o sistema gera uma interface em 3 dimensões.

Download (Baixar) - Software Supervisório LAquis 4.1

(Supervisório / aquisi√ß√£o de dados).


Dúvidas sobre o supervisório LAquis - Telefone 47 3427-5829 - 47 98411 0354.


Envie seu comentário ou pergunta (informe, se possível, o equipamento a ser usado com o supervisório):

e-mail: (opcional)


Clientes da LCDS

Vídeo Supervis√≥rio LAquis

Voltar