Supervisório
Supervisório é um tipo software para supervisão e controle e aquisição de dados (em inglês SCADA - Supervisory Control and Data Acquisition). O supervisório LAquis compreende desde a interface, geração de relatórios até desenvolvimento de aplicativos específicos. ![]() Os sistemas supervisórios SCADA reúnem e controlam os dados dos mais diversos equipamentos espalhados pela pela indústria em tempo real. Dispositivos utilizados geralmente na automação industrial. Depois, através das informações históricas armazenadas, os supervisórios geram relatórios estatísticos para otimização de processos e controle de qualidade. Os sistemas supervisórios permitem acompanhar as informações dos equipamentos na indústria em tempo real e gerar relatórios estatísticos permitem melhorar o gerenciamento da automação na indústria, otimizar a produção e simplificar o processo dos usuários.
Ferramenta e linguagem para aquisição de dados, supervisão de processos, automação industrial, armazenamento e geração de relatórios. Supervisório com opção de interface 3D e WEB.
Download - Supervisório LAquis 4.5
Equipamentos utilizados na comunicação com o sistema supervisório geralmente são CLPs (ou PLC em inglês). Cada CLP possui uma lista de variáveis de entrada e saída para controlar o processo e a automação. O sistema supervisório pode ler e controlar estas variáveis de acordo com a necessidade. A comunicação do sistema supervisório aos os equipamentos na automação é feita através de drivers que interpretam as informações de acordo com cada protocolo. O meio de comunicação pode ser RS232, RS485, ethernet, wireless, etc... Um dos protocolos utilizados é o MODBUS RTU/TCP. Os supervisórios também podem ser dotados de uma tela para o usuário ou IHM (interface homem máquina). Nesta IHM nos supervisórios, objetos visuais monitoram e controlam as informações dos equipamentos. Mostradores, gauges, gráficos, leds, figuras, animações, entradas de dados, etc... Os dados no sistema podem ser armazenados num banco de dados histórico. Este banco de dados pode conter diversas tabelas onde as informações do processo são administradas. Através destes dados gravados pelos supervisórios, relatórios podem ser gerados pelo sistema. Estes relatórios podem conter tabelas, gráficos e cálculos. Cada formato pode ser personalizado de acordo com a norma ou controle de qualidade. Em aplicações específicas o supervisório possui uma linguagem script. Esta linguagem permite ao supervisório customizar ações na automação industrial de acordo com cada processo. Os dados do sistema supervisório também podem ser distribuídos via rede a partir de um servidor a ser acompanhado por outros clientes. ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Aplicações básicas: Indique, na planilha de tags (pontos de entrada e saída),equipamentos, endereços,
variáveis, propriedades, dados de entrada e saída, arquivos,
etc.... O software supervisório estará pronto
para ler ou controlar valores e, a partir dos dados
armazenados, gerar relatórios
personalizados de acordo com as necessidades da automação.
Acompanhamento, armazenamento, histórico, acesso ao hardware,
geração de relatórios das leituras, acompanhamento em
rede, etc... são alguns dos recursos
básicos deste software supervisório. Cada variável, "tag", ponto de leitura ou escrita no sistema supervisório pode conter quantas propriedades forem necessárias. Da mesma forma os arquivos na gravação dos dados também são flexíveis, seus campos podem ser definidos pelo usuário no sistema supervisório. Relatórios: O supervisório LAquis também possui recursos especiais de geração de relatórios. Além dos modelos já existentes no sistema, é possível desenvolver desde relatórios simples até estatísticas voltadas a automação, inspeção e controle de qualidade. As entradas e saídas de informação são flexíveis no sistema supervisório. Através de planilhas visuais, gráficos e da linguagem script, personalize relatórios de acordo com as necessidades da aplicação da automação industrial. ![]() Aplicações avançadas: O software supervisório LAquis oferece a possibilidade de se programar através de uma linguagem visual estruturada para supervisão e automação industrial. Utilize controles visuais para personalizar o sistema. Programe ações e eventos através desta linguagem. Interface WEB: Acompanhe o supervisório via Internet/Intranet/WEB.
|