Calibração de pressão
O medidor de pressão pode ser um manômetro, vacuômetro. O medidor mostra a pressão na forma digital ou analógica. Os medidores analógicos utilizam um elemento elástico. Ele é sensível mecanicamente, A indicação é através de um mostrador por um ponteiro sobre a escala. O software de calibração é usado para gerar o certificado de calibração de medidores de pressão. A pressão absoluta é a pressão que está acima da pressão zero. Comparando com a pressão atmosférica, a pressão pode ser positiva quando a pressão absoluta for maior que a pressão atmosférica. A pressão diferencial é a diferença entre duas pressões.
Existem classes de exatidão, para os instrumentos de medição. De acordo com exigências metrológicas relativas aos erros. Erros comparados aos limites especificados. Exemplo: A4, A3, A2, 5A, 4A, 3A, etc.
As calibrações são realizadas geralmente em ambientes com temperatura próxima de 20°C. A recomendação é de uma variação menor que 2°C.
Instrumentos possuem faixa de indicação e faixa nominal. No software de calibração, devem ser preenchidos estes dados.
A amplitude da faixa nominal é a diferença, em módulo, entre os limites de uma faixa nominal.
Os instrumentos possuem uma resolução, que é a menor diferença entre as indicações, que são mostradas e percebidas.
Em comparação com o padrão de referência, pode ocorrer o erro de indicação. O software de calibração calcula este erro, herdando também erros dos padrões. É calculado também o erro fiducial. Outro item que é usado é a repetitividade. Indicações muito próximas, em repetidas aplicações na mesma condição.
No caso de uso de balança de pressão é utilizado um cálculo de equação para determinação da pressão.
A histerese pode ocorrer na pressão em ciclos crescente e decrescente. No software de calibração, ela é calculada de acordo com os dados.
Outro cálculo importante, é a incerteza de medição. A incerteza da média das leituras.
As unidades dos equipamentos de pressão podem ser N/m², bar, kgf/cm², psi, etc.
São vários pontos de calibração que devem ser usados. O número de pontos pode variar. Alguns casos no mínimo 5 ou 10.
No padrão, a classe de exatidão, é ideal que seja, pelo menos, 4 vezes melhor do que o instrumento calibrado. Ele é usado no software de calibração para cálculo avançado entre a referência e o calibrado.
A altura entre o padrão e o instrumento pode ser medida. Indica se o padrão está acima ou abaixo do instrumento.
Ao calibrar, verificar a estanqueidade, aplicando pressão máxima e aliviar a pressão totalmente.
Os ciclos, geralmente são crescente e decrescente. Carregamento e descarregamento. Vários pontos são lidos, subindo e descendo os valores de referência. No software de calibração, os cálculos das histereses e erros fiduciais também são executados.
O carregamento e descarregamento é realizado no mínimo duas vezes.
Podem haver várias fontes de incertezas: repetição das indicações do instrumento no ponto, incerteza da calibração do padrão, derivas do padrão, resolução, incertezas combinadas, expandidas, etc.
O software de calibração realiza os cálculos para a geração dos resultados da calibração dele.
Até uma simples calculadora de porcentagem também depende dos valores depois de uma calibração do instrumento dele.
|
Tags:
Certificado de Calibração,
Metrologia,
Software de Calibração,
SCADA
|